Abra O Negócio Dos Seus Sonhos E Reinvente Sua Forma De Ganhar A Vida

Ao redor do mundo, e de muitas maneiras diferentes, milhares de pessoas estão fazendo exatamente isso. Elas estão reinventando as regras do trabalho, se tornando os próprios chefes e criando um novo futuro.

Esse modelo de fazer negócios já foi bem desenvolvido por esses empreendedores inesperados, cuja maioria nunca tinha se visto como empresários. É a revolução do micronegócio. Um jeito de ganhar um bom dinheiro ao mesmo tempo que se leva uma vida independente e significativa.

Nada de planos de negócios de 100 páginas que ninguém jamais irá ler e que, de qualquer maneira, não lembram em nada as operações de um negócio de verdade.

Este artigo é diferente e tem dois temas centrais: liberdade e valor. A Liberdade é o que todos nós buscamos e o valor é o caminho para chegar lá.

O Modelo Siga a Sua Paixão

De Frente Com A Liberdade

Um pouco mais de um ano atrás, iniciei uma longa jornada, fazendo o necessário para trabalhar por conta própria em um negócio simples e que me fornecesse liberdade de tempo, liberdade geográfica e a tão sonhada liberdade financeira. Nunca planejei ser um empreendedor. Só não queria mais trabalhar para ninguém. Em meu pequeno escritório na minha residência, na cidade do Rio de Janeiro, me dediquei a analisar o que os outros fizeram e tentei aplicar um tipo de engenharia reversa para descobrir o sucesso deles. Comecei comprando roupas para revender na internet porque vi outras pessoas ganhando dinheiro com isso. E eu não tinha nenhum conhecimento nem habilidade especial em vendas de roupas. (No entando, confesso que usei grande parte do meu estoque.)

Se precisasse de dinheiro, aprendi que poderia conseguir o que precisava criando e vendendo alguma coisa, não reduzindo custos ou trabalhando para alguém. Essa distinção foi decisiva, porque a maioria dos orçamentos começa analisando a receita e determinando as alternativas disponíveis. Decidi usar outro método. Começando com uma lista do que eu queria fazer e encontrando um jeito de fazer acontecer.

Não fiquei rico com a renda pelo negócio, mas deu para pagar as contas e ganhei algo muito mais precioso do que o dinheiro: Liberdade. Eu não precisava cumprir nenhum cronograma, bater nenhum cartão de ponto, elaborar nenhum relatório inútil, seguir nenhuma política de escritório nem comparecer a nenhuma reunião improdutiva.

Passei parte do meu tempo aprendendo como um verdadeiro negócio funciona, mas não deixei que isso interferisse na minha agenda cheia que incluía ler em cafés das livrarias, levar meu filhos para escola e assistir filmes e seriados.

Em busca de um jeito de contribuir com algo mais elevado para o mundo, passei a ajudar outras pessoas a conseguir o mesmo que eu. Unindo minha paixão por ensinar o que eu aprendi a fazer. Começando com uma ideia e depois descobrindo como concretizá-la ao longo do caminho. Dei início a uma jornada de trabalhar onde quer que eu estivesse pelo meu Smartphone (não faço minhas viagens com notebook). A cada passo do caminho, o valor da liberdade foi um constante guia norteador para mim.

Não existe um programa de desintoxicação para os viciados em liberdade. Uma vez que você souber o que o aguarda do outro lado, vai ser difícil tentar seguir as regras alheias.

O Modelo Siga a Sua Paixão

family-happy

Os Fundamentos Do Valor

A segunda parte desse artigo é sobre o valor, uma palavra utilizada com muita frequência, porém, raramente analisada. Neste nosso contexto, o valor é criado quando uma pessoa faz algo útil e o compartilha com o mundo. As pessoas cujas histórias você verá nesse outro artigo O Modelo Siga a Sua Paixão tiveram sucesso em função do valor que criaram. Muitas vezes, a combinação de liberdade e valor ocorre quando alguém decide agir fazendo algo que adora: um hobby, uma habilidade ou uma paixão que a pessoa acaba transformando em um modelo de negócios.

A revolução do micronegócio está se desenrolando por toda a parte à medida que as pessoas rejeitam o trabalho tradicional, escolhendo seguir o próprio caminho e criando o próprio futuro. Sempre existiram microempresas, mas jamais houve tantas possibilidades convergindo no lugar e no momento certo. O acesso à tecnologia aumentou enormemente e os custos caíram muito. É possível testar instantaneamente sua ideia no mercado, sem ter de esperar meses para avaliar como os clientes potenciais receberão uma oferta. É possível abrir uma conta no Paypal em cinco minutos e começar a receber de clientes de mais de 180 países imediatamente.

Melhor ainda, se você desenvolver uma comunidade de clientes fiéis, saberá, com antecedência, o que criar para eles e quais serão as suas chances de sucesso sem ter de investir muito. Na verdade, quanto mais você souber como as suas habilidades e conhecimentos podem ser úteis para os outros, maiores serão as suas chances de sucesso.

Talvez o mais importante, a questão determinante do que é arriscado e seguro na carreira, mudou para sempre. Antigamente a escolha era ter um emprego ou assumir um enorme risco trabalhando por conta própria. A nova realidade é que trabalhar como funcionário em uma empresa pode ser uma escolha muito mais arriscada. É muito melhor optar pelo caminho mais seguro e partir por conta própria.

E se você pudesse ter uma vida de liberdade contornando tudo aquilo que acredita se um pré-requisito? Em vez de fazer um empréstimos, você pode simplesmente começar, agora mesmo, sem muito dinheiro. Em vez de contratar funcionários, você pode começar um projeto sozinho, com base na sua combinação pessoal específica de paixão e habilidade. Em vez de fazer uma faculdade de administração (que na verdade não ensina as pessoas a operar uma microempresa), você pode economizar uma pequena fortuna e aprender à medida que avança.

Lembre-se de que a proposta deste artigo não é sobre fundar uma grande startup na internet, nem sobre abrir um negócio tradicional vestindo um terno e indo ao banco implorar que eles lhe façam um empréstimo, mas é o relato de pessoas que encontraram um jeito de realizar seus sonhos e ganhar um bom dinheiro se ocupando de suas paixões. E se o sucesso dessas pessoas pudesse ser replicado? E se existisse um plano mestre que você pudesse seguir, aprendendo com as pessoas que conseguiram?

É Um Modelo

Irei contar um pouco da minha história na medida que avançamos, mas além do meu relato existem outras pessoas que encontraram a liberdade e como você pode fazer o mesmo. Durante minha caminhada acabei conhecendo pessoas que fizeram a transição de trabalhar para o chefe para trabalhar por conta própria.

Não se iluda, o modelo não ensina como ter sucesso trabalhando menos, mas sim como realizar um trabalho melhor. A meta não é enriquecer rapidamente, mas construir algo que as pessoas valorizem o suficiente para se disporem a abrir a carteira. Você não apenas estará criando um emprego para si mesmo, mas também estará criando um legado.

Este modelo não envolve segredos, atalhos nem truques de marketing.Você não encontrará exercícios de visualização aqui. Se você acha que pode se aproximar do dinheiro simplesmente pensando a respeito, não continue no próximo artigo. Ele trata de todas as coisas práticas que você pode fazer para assumir a responsabilidade pelo próprio futuro. Continue se quiser criar algo belo no caminho para a liberdade.

O Modelo Siga a Sua Paixão

André Luis